BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Projeto KIT DO MAR



Escolher Ciência: A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul
Projeto Kit do Mar 

Teve lugar, no passado dia 20 de maio, em Lisboa, o I Congresso do Mar, intitulado «A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul». Trata-se de um evento promovido e organizado pelo EMEPC (Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental), em parceria com o IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) e o Ciência Viva, tendo o mesmo, por finalidade, proporcionar aos jovens do ensino secundário a oportunidade de tomarem contacto com o mundo da investigação científica nesta área e simultaneamente fomentar o debate sobre as questões de sustentabilidade relacionadas com o mar.  



Neste âmbito, a Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia decidiu integrar quatro grupos de alunos no projeto Kit do Mar, os quais realizaram um pequeno trabalho de investigação sob a orientação de um alargado grupo de cientistas do IPMA – estações de Tavira e Olhão. Participaram no Congresso, em Lisboa, três grupos de alunos do 11º A3, sob a orientação da professora Teresa Afonso, e um grupo de alunas do 10º A3, sob a orientação da professora Augusta Carvalho, tendo a prestação dos nossos alunos sido muito apreciada por todos, organização e participantes. 
 



Em função da excelência do seu trabalho, foram os alunos Artem Sukhenko e Diana Pedrosa (11º A3) convidados a integrar uma expedição científica no Campus do Mar, na Galiza – a realizar neste verão - , e o aluno Francisco Rocheta (11º A3) convidado a participar numa campanha oceanográfica num navio ao largo da Arrábida – a realizar em Setembro.

Estão de parabéns os nossos alunos e a magnífica equipa de cientistas que os acompanhou e muito ajudou. Temos a agradecer a oportunidade que nos foi concedida de participarmos neste projeto. Trabalhámos muito – e em tempo extra-horário – mas também partilhámos saberes diversificados, emoções, preocupações e… crescemos um pouco, como profissionais e como pessoas. A todos, um bem-haja!...


Teresa Afonso
(Coordenadora do Grupo Disciplinar de Biologia e Geologia)

Sem comentários:

Enviar um comentário