BIBLIBLOGUE ESJAC - TAVIRA

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira. "LER É SONHAR PELA MÃO DE OUTREM." Fernando Pessoa (Bernardo Soares), Livro do Desassossego.

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Comunicações do 2.º Encontro BAD ao Sul



Resumo da Comunicação apresentada por Ana Cristina Matias e Paula Ferreira no 2.º Encontro BAD ao Sul:


Rede de Bibliotecas de Tavira: nos meses em que festejamos os anos de Álvaro de Campos



Uma rede de bibliotecas é um meio de congregação de recursos e de vontades para estimular a vivência cultural da comunidade em que se insere. A Rede de Bibliotecas de Tavira a isso se tem dedicado, sendo um ponto alto da sua cooperação fazer os alunos do 1.º ciclo ao ensino secundário serem dinamizadores de momentos culturais da Festa dos Anos de Álvaro de Campos que, desde 2015, se realiza na cidade de Tavira durante os meses de outubro e novembro.

Convidados pela Associação Partilha Alternativa e, em 2016, com o patrocínio do Programa Algarve 365, a Rede de Bibliotecas de Tavira foi um fósforo vivo na comemoração dos anos desta personalidade literária pessoana que se vai afirmando como marca de Tavira. 

Poemas de Álvaro de Campos ganharam novas vozes interpretativas na oficina de dramatização «Poeta Encenado»; os seus versos transmutaram-se em telas e gravuras em água-forte, ou deram origem à construção de jogos de tabuleiro e de um painel. A exposição foi montada, a poesia foi dita com convicção, o público compareceu e nos meses em que festejámos Álvaro de Campos fomos felizes.

Palavras-chave: rede, literatura, artes, Álvaro de Campos.






Sem comentários:

Enviar um comentário